Olá pessoal,
quem aqui não tem/teve problemas, surpresas boas, desapontamentos, revolta, etc, até o momento, ou mesmo dps de terminada a construção, que atire o primeiro tijolo!!!
Quem já terminou a sua com certeza deve concordar, quem ainda não passou, se prepare! Construção não é para os fracos.
Não sou dona da verdade, o que listo aqui é o que EU aprendi e que vou levar dessa experiência, até o momento.
Sintam-se à vontade para adicionar algum item novo que vcs tb já aprenderam com as construções de vcs:
1) Não tenha pressa!!
Tá, tá, essa é difícil, mas é a pura verdade! A pressa é a inimiga da perfeição, não tem jeito. Se vc é perfeccionista, detalhista, procure "aproveitar" cada etapa da construção. Isso vale para a fase de elaboração do projeto, escolher a equipe que vai trabalhar, selecionar as lojas com que vai trabalhar, etc. Eu sei que acabei de cobrir minha casa e o prazo por eqto está indo bem, não tive grandes problemas com prestadores e a minha equipe. Mas sei que lá na frente será uma guerra contra o tempo, ainda mais que vendi minha casa e estou pagando aluguel. Mas mesmo assim quero destacar: vá com calma, um dia de cada vez!
2) Trabalhe o otimismo e a resignação.
Eu sou uma pessoa otimista e positiva, e acredito que isso ajuda muito no dia a dia, atraindo coisas boas. Mas como podemos perceber ao longo da construção, algumas coisas saem do nosso controle e nem sempre é possível mudá-las. A resignação é a única saída: aceitar o que não se pode mudar e procurar viver bem com isso. Exercício diário esse...
3) As pessoas nos julgam, sempre!
Quem aqui já ouviu "nossa, mas que casa grande!", "nossa, tem certeza que vc quer assim?", "de onde vc tirou essa idéia?". Exceto amigos de verdade e familiares que realmente são próximos, vc ouvirá muito isso, assim mesmo, jogado de qq jeito na sua cara, sem o maior tato e principalmente, sem nenhum porém ou "comigo foi assim, assado". Quem mais gosta de opinar e dar pitaco é geralmente por despeito, ou inveja mesmo, ou inabilidade de ficar feliz pela realização dos outros. Dificilmente será de alguém com experiência de causa e querendo acrescentar algo. No começo até te chateará, magoará, te deixará insegura/o, mas seja firme ao seu gosto e propósito. Quem gosta de vc de verdade e quer o seu bem, vai saber opinar de forma a acrescentar algo, e não simplesmente criticar suas escolhas. A construção da minha casa é um projeto para a vida, e ninguém sabe melhor como quero levar minha vida do que eu mesma, certo? É errando que se aprende.
4) Você será constantemente desencorajada a construir!
Sim, vc vai ouvir muito "tem certeza que vc quer construir? Deus me livre!" -> Detalhe: vindo de gente que construiu e de gente que nunca construiu mas acha que sabe tudo de construção! Problemas em construção todo mundo tem/teve, isso é fato. A forma como vc encara isso é que fica de aprendizado para uma próxima. Se vc é perfeccionista, gosta de estar no controle de tudo, detalhista, indecisa, construção não é pra vc! Ou se prepare para mudar, do contrário, vc sofrerá muito. Acredita que cheguei a ouvir "se vc vai construir, se prepare pois pode dar divórcio!"... como assim? rs ... fiquei chocada com essa declaração. Mas acredito que um casamento sólido de verdade resiste à tudo!
5) Seja fiel ao seu gosto.
Ouvi isso da minha prima ainda na fase de elaboração do projeto e mesmo hj, ela repete esse mantra que pra mim faz todo o sentido! Vc vai morar todos os dias na casa logo, vai dar de cara com suas escolhas. O pedreiro vai tentar fazer do jeito dele, o prestador vai querer empurrar algum modismo, etc. Bata o pé e exija do seu gosto, sempre que possível.
6) Seja curiosa e pesquise!
Isso vale pra tudo: profissionais, lojas, preços, o mundo da construção como um todo! Mergulhe no assunto! Seus amigos e familiares vão reclamar que vc não fala de outra coisa, não ligue rs. Só assim vc descobrirá a experiência de outras pessoas, pq é assim, pq é assado, etc.
Acho que por enquanto é isso, rs.
Algum conselho adicional que vcs queiram dar? Deixe nos comentários.
Abçs