Início

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

O que eu aprendi construindo - Parte 1

Olá pessoal,
quem aqui não tem/teve problemas, surpresas boas, desapontamentos, revolta, etc, até o momento, ou mesmo dps de terminada a construção, que atire o primeiro tijolo!!!

Quem já terminou a sua com certeza deve concordar, quem ainda não passou, se prepare! Construção não é para os fracos.

Não sou dona da verdade, o que listo aqui é o que EU aprendi e que vou levar dessa experiência, até o momento.

Sintam-se à vontade para adicionar algum item novo que vcs tb já aprenderam com as construções de vcs:

1) Não tenha pressa!!
Tá, tá, essa é difícil, mas é a pura verdade! A pressa é a inimiga da perfeição, não tem jeito. Se vc é perfeccionista, detalhista, procure "aproveitar" cada etapa da construção. Isso vale para a fase de elaboração do projeto, escolher a equipe que vai trabalhar, selecionar as lojas com que vai trabalhar, etc. Eu sei que acabei de cobrir minha casa e o prazo por eqto está indo bem, não tive grandes problemas com prestadores e a minha equipe. Mas sei que lá na frente será uma guerra contra o tempo, ainda mais que vendi minha casa e estou pagando aluguel. Mas mesmo assim quero destacar: vá com calma, um dia de cada vez!

2) Trabalhe o otimismo e a resignação.
Eu sou uma pessoa otimista e positiva, e acredito que isso ajuda muito no dia a dia, atraindo coisas boas. Mas como podemos perceber ao longo da construção, algumas coisas saem do nosso controle e nem sempre é possível mudá-las. A resignação é a única saída: aceitar o que não se pode mudar e procurar viver bem com isso. Exercício diário esse...

3) As pessoas nos julgam, sempre!
Quem aqui já ouviu "nossa, mas que casa grande!", "nossa, tem certeza que vc quer assim?", "de onde vc tirou essa idéia?". Exceto amigos de verdade e familiares que realmente são próximos, vc ouvirá muito isso, assim mesmo, jogado de qq jeito na sua cara, sem o maior tato e principalmente, sem nenhum porém ou "comigo foi assim, assado". Quem mais gosta de opinar e dar pitaco é geralmente por despeito, ou inveja mesmo, ou inabilidade de ficar feliz pela realização dos outros. Dificilmente será de alguém com experiência de causa e querendo acrescentar algo. No começo até te chateará, magoará, te deixará insegura/o, mas seja firme ao seu gosto e propósito. Quem gosta de vc de verdade e quer o seu bem, vai saber opinar de forma a acrescentar algo, e não simplesmente criticar suas escolhas. A construção da minha casa é um projeto para a vida, e ninguém sabe melhor como quero levar minha vida do que eu mesma, certo? É errando que se aprende.

4) Você será constantemente desencorajada a construir!
Sim, vc vai ouvir muito "tem certeza que vc quer construir? Deus me livre!" -> Detalhe: vindo de gente que construiu e de gente que nunca construiu mas acha que sabe tudo de construção! Problemas em construção todo mundo tem/teve, isso é fato. A forma como vc encara isso é que fica de aprendizado para uma próxima. Se vc é perfeccionista, gosta de estar no controle de tudo, detalhista, indecisa, construção não é pra vc! Ou se prepare para mudar, do contrário, vc sofrerá muito. Acredita que cheguei a ouvir "se vc vai construir, se prepare pois pode dar divórcio!"... como assim? rs ... fiquei chocada com essa declaração. Mas acredito que um casamento sólido de verdade resiste à tudo!

5) Seja fiel ao seu gosto.
Ouvi isso da minha prima ainda na fase de elaboração do projeto e mesmo hj, ela repete esse mantra que pra mim faz todo o sentido! Vc vai morar todos os dias na casa logo, vai dar de cara com suas escolhas. O pedreiro vai tentar fazer do jeito dele, o prestador vai querer empurrar algum modismo, etc. Bata o pé e exija do seu gosto, sempre que possível.

6) Seja curiosa e pesquise!
Isso vale pra tudo:  profissionais, lojas, preços, o mundo da construção como um todo! Mergulhe no assunto! Seus amigos e familiares vão reclamar que vc não fala de outra coisa, não ligue rs. Só assim vc descobrirá a experiência de outras pessoas, pq é assim, pq é assado, etc.


Acho que por enquanto é isso, rs.
Algum conselho adicional que vcs queiram dar? Deixe nos comentários.

Abçs

12 comentários:

  1. sobre o texto 3,ontem eu ouvi a seguinte frase "tenho pena de vc,vai se arrepender horrores por ter construindo uma casa desse tamanho".Poxa,o pior que a pessoa tem a casa bem maior que a minha!Dá vontade de responder malcriadamente...O que vc tem com isso?quem vai limpar sou eu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente Jack, o que a pessoa tem a ver com isso?? rs...não liga não, vamo que vamo com nossos projetos ;) Nada como amigas de blog para trocar experiências..Bjs e volte sempre

      Excluir
  2. Nossa acho que todo mundo que constrói passa por isso, principalmente quem faz casas maiores (como as nossas). Já ouvi muitos "incentivos" do tipo:
    - Não é fácil construir como tu pensa.
    - Não sei pra que tu quer uma casa grande assim.
    - Tu vai ter que trabalhar muito só pra manutenção dessa casa.
    E várias outras pérolas, inclusive de pessoas próximas que no meu ponto de vista deveriam ficar felizes em ver o sonho da gente se concretizando, isso pra mim é inveja.
    Mas bola pra frente que o sonho da gente tá se realizando, eu já nem do mais bola pra esses comentários porque to muito feliz em ver a casa tomando forma.
    Sem comentar nos que dizem que vão "comprar pronta pra não se estressar".
    Com certeza construção é pros fortes, já aprendi muito com a minha e colocando na balança construir é maravilhoso.....
    Abraço

    http://acasadaclaudia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A gente tem que ser forte mesmo até pra lidar com essas pessoas né? Não é só com os pedreiros, prestadores, etc...Obrigada pela visita Claudia..Bjs

      Excluir
  3. Oi Rody.
    É bem assim mesmo, também aprendi a lhe dar com todas essas questões que você citou. Eu consegui ficar calma em toda a obra, mas agora no finalzinho, eu confesso que tô ficando um pouco ansiosa! Um conselho que eu daria pra quem vai construir é justamente o que estamos fazendo: criar um blog para compartilhar as emoções da obra, pois pra mim foi e é muito bom o blog para baixar a ansiedade, através das conversas com pessoas queridas que estão no mesmo barco! Beijos! Deivi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, essa idéia do blog realmente é ótima...tanto que quando comecei a pesquisar sobre o assunto, vi que seria ótimo ter um cantinho para compartilhar idéias/problemas, pesquisar sobre sucesso e tb fracasso de algumas escolhas, ou simplesmente desabafar né? Ótima dica Deivi . .Bjs e obrigada pela visita

      Excluir
  4. Eu escutei ontem e escuto sempre: Nossaaa vc é maluca em construir ....

    ResponderExcluir
  5. Oii Rody...

    Sou nova por aqui, neste "mundo" de blogs...rsrs...
    Ando acompanhando algum tempo alguns, mas só de longe mesmo e decidi fazer o meu, compartilhar estes momentos que todas nós vivemos...
    Vou estar mais pertinho de você, estou te seguindo...

    Um beijão,

    http://laresmeraldafeliz.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. seja bem vinda Grazi,,,vou acompanhar a sua tb para trocarmos experiências...Bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi Rody!
    Eu acho tantas coisas sobre esse assunto que eu não consigo sequer dissertar sobre isso, juro.
    Eu sou bastante perfeccionista, daquele que vê 1mm torto ou qualquer coisinha fora do lugar, odeio dividir trabalho com outras pessoas, prefiro fazer tudo que posso sózinha e tudo que eu faço, eu faço num ritmo acelerado, pois a minha vida é assim, dois empregos, casa, filhos, obra, mil coisas pra fazer, então não tenho tempo pra enrolar.. dai qdo eu bato de frente com pessoas de ritmos diferentes, eu quase infarto.
    Ainda bem que a minha construção não tem dado a quantidade de problemas que as pessoas dizem que dá.. então estou conseguindo sobreviver.. mas pelo menos uma vez por dia eu reflito sobre o fato de que se fosse fazer de novo, não sei se faria, pois não é pra mim (a não ser claro que eu fosse muito rica e pudesse pagar absolutamente tudo e comprar tudo que eu quero rsrsrs)!
    Beijos

    http://minhacasaemvinhedo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente Ana, tem que ter mto auto-controle, do contrário a gente tem um infarto por dia! Eu sou mto tranquila, difícil algo me abalar ou tirar do sério, já o meu marido, é mto parecido com vc...ele quem trata com o pessoal da obra, quem compra os materiais, quem lida com os prestadores .. à mim só sobra escolher e acalmá-lo sempre ;) procuro manter o equilíbrio . .Bjs e volte sempre

      Excluir